Home |  Contactos |  Consultório |  Carreira |  Meteorologia |  Mapa Site
Português  English 
Calendários de Tratamento e Fertilização
Conheça os inimigos das suas Culturas
Pesquisar:
Notícias
Algas TOMEX
Ensaio na Lourinhã em Abóbora
Conheça os resultados positivos deste ensaio da Agroquisa em conjunto com a MCA Algas y Derivados e com a Louricoop.
Ensaio na Lourinhã em Abóbora
Campanha ANIPLA
Campanha ANIPLA
Campanha ANIPLA
Informações
Centro de Informação Antivenenos
Aberto 24H por dia. Fornece gratuitamente todas as informações necessárias ao tratamento de envenenados com Agroquimicos.
Centro de Informação Antivenenos
Infos Úteis » Definições Úteis

AV: Autorização de Venda

APV: Autorização Provisória de Venda

Acção residual (persistência): período durante o qual um produto fitofarmacêutico permanece eficaz após a sua aplicação.

Calda: líquido pronto a ser utilizado (geralmente em pulverização) e no qual são dispersos os produtos fitofarmacêuticos que se pretendem aplicar.

Concentração: quantidade de produto comercial a utilizar na preparação de um determinado volume de calda. Exprime-se geralmente em gramas (ou Kg) ou mililitros (ou litros) de produto comercial em 100 litros de água.

Dose: quantidade de produto comercial a aplicar por unidade de superfície. Em regra exprime-se em gramas, quilogramas, mililitros ou litros por hectare (10.000 m2).

Intervalo de Segurança (I.S.): período que deve decorrer entre o último tratamento e a colheita, de modo a garantir, na altura desta, um nível de resíduos nas cultura tratadas sem problemas toxicológicos para o consumidor. Em regra exprime-se em dias ou semanas.

Produto Agroquímico: ver produto fitofarmacêutico.

Produto Comercial: formulação pronta a ser utilizada.

Produto Fitofarmacêutico: produto destinado à defesa da produção vegetal com excepção dos adubos e correctivos agrícolas.

Substância Activa: constituinte de uma formulação de que depende em todo ou em parte, a eficácia do produto.

Teor em substância activa: quantidade de substância activa contida na formulação. Exprime-se habitualmente em percentagem ou em gramas por litro.

Tratamento de pós-emergência: é o que é efectuado após a emergência (nascimento) da planta ou da infestante.

Tratamento de pós-plantação ou pós-transplantação: é o que é efectuado após a instalação da cultura, quando esta implica transplantação.

Tratamento de pré-emergência: é o que é efectuado antes da emergência (nascimento) da planta cultivada ou da infestante.

Tratamento de pré-plantação ou pré-transplantação: é o que é efectuado antes da instalação da cultura, quando esta implica transplantação.

Volume da calda: quantidade de água + produto agroquímico a aplicar por unidade de superfície a tratar (em regra, refere-se ao hectare). As recomendações constantes deste Manual, salvo quando expressamente se aconselha um dado volume, referem-se sempre a alto volume ou seja a débitos da ordem dos 800-1000 l de calda por hectare.

Newsletter
Subscreva a nossa Newsletter
CAMPANHA FORRAGEIRAS
Sementes Forrageiras e Misturas AGROQUISA
A AGROQUISA põe à sua disposição uma gama de espécies forrageiras melhoradas e seleccionadas
Sementes Forrageiras e Misturas AGROQUISA
Agroquisa © Todos os Direitos Reservados. Site Desenvolvido: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais.