Home |  Contactos |  Consultório |  Carreira |  Meteorologia |  Mapa Site
Português  English 
Calendários de Tratamento e Fertilização
Conheça os inimigos das suas Culturas
Pesquisar:
Notícias
Algas TOMEX
Ensaio na Lourinhã em Abóbora
Conheça os resultados positivos deste ensaio da Agroquisa em conjunto com a MCA Algas y Derivados e com a Louricoop.
Ensaio na Lourinhã em Abóbora
Campanha ANIPLA
Campanha ANIPLA
Campanha ANIPLA
Informações
Centro de Informação Antivenenos
Aberto 24H por dia. Fornece gratuitamente todas as informações necessárias ao tratamento de envenenados com Agroquimicos.
Centro de Informação Antivenenos
Infos Úteis » Classificação Toxicológica

Classificação Toxicológica dos Produtos Fitofarmacêuticos 

Os produtos fitofarmacêuticos são produtos mais ou menos tóxicos para o Homem e animais domésticos, e essa perigosidade mede-se através da sua toxicidade aguda por ingestão, contacto com a pele, por via respiratória, irritação da pele e olhos e sensibilização da pele, toxicidade crónica (efeitos da ingestão diária ao longo da vida de uma pessoa), possibilidade de provocar o cancro, efeitos na reprodução e no desenvolvimento dos fetos, alterações genéticas e efeitos no sistema nervoso.

Por outro lado, os produtos fitofarmacêuticos, quando usados na protecção fitossanitária das culturas, são introduzidos directa e deliberadamente no ambiente, podendo contaminar solos e águas e causar efeitos prejudiciais (mortalidade) nas espécies terrestres ou aquáticas, para além dos organismos nocivos que se pretendem combater.

No decurso do processo de homologação, procede-se a uma previsão do risco dos produtos fitofarmacêuticos para os diferentes organismos que interessa proteger, nomeadamente aves e outros vertebrados terrestres, organismos aquáticos (peixes, invertebrados, algas e plantas), abelhas e outros artrópodes úteis e, ainda, macro e microrganismos do solo, não visados com a protecção do produto. Para o efeito, é avaliada a toxicidade de cada produto, para os diferentes organismos referidos, através de estudos de ecotoxicidade, sendo apenas homologados produtos que não causam efeitos inaceitáveis nos diferentes organismos ou cujo risco da sua utilização seja considerado aceitável, desde que sejam observadas determinadas precauções ecotoxicológicas ou restrições de uso, as quais são definidas caso a caso e que são referidas no rótulo de cada produto.

Todos estes critérios são tomados em conta, hoje em dia, para determinar a classificação toxicológica, ecotoxicológica e ambiental do produto, sendo a mesma assinalada nos respectivos rótulos, através dos símbolos abaixo indicados:

 

Newsletter
Subscreva a nossa Newsletter
CAMPANHA FORRAGEIRAS
Sementes Forrageiras e Misturas AGROQUISA
A AGROQUISA põe à sua disposição uma gama de espécies forrageiras melhoradas e seleccionadas
Sementes Forrageiras e Misturas AGROQUISA
Agroquisa © Todos os Direitos Reservados. Site Desenvolvido: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais.