Home |  Contactos |  Consultório |  Carreira |  Meteorologia |  Mapa Site
Português  English 
Calendários de Tratamento e Fertilização
Conheça os inimigos das suas Culturas
Pesquisar:
Notícias
Algas TOMEX
Ensaio na Lourinhã em Abóbora
Conheça os resultados positivos deste ensaio da Agroquisa em conjunto com a MCA Algas y Derivados e com a Louricoop.
Ensaio na Lourinhã em Abóbora
Campanha ANIPLA
Campanha ANIPLA
Campanha ANIPLA
Informações
Centro de Informação Antivenenos
Aberto 24H por dia. Fornece gratuitamente todas as informações necessárias ao tratamento de envenenados com Agroquimicos.
Centro de Informação Antivenenos
Mundo Animal » PRAGAS » Espécie de Artrópodes » Ácaros
Ácaros

Ácaros que atacam o homem

Entre os ácaros que atacam o homem têm maior importância os seguintes:

O ácaro da sarna Sarcoptes scabiei var. homini provoca no homem a sarna sarcóptica. Depois da fecundação a fêmea escava uma galeria na epiderme e deposita os ovos o que provoca prurido no hospedeiro. Durante os 30 dias seguintes continua a escavar túneis e a por ovos e em seguida morre. Em 3 a 4 dias os ovos eclodem e as ninfas vem para a superfície. Em 12 a 16 dias as ninfas passam a adultos, ocorre a fecundação e inicia-se um novo ciclo. As manchas vermelhas, associadas a um prurido intenso localizadas nas axilas, nas faces internas dos cotovelos e entre os dedos poderão dever-se aos ácaros da sarna.

Também o Demodex folliculorum é um dos ácaros que mais frequentemente podem atacar o homem. Vive nos folículos pilosos ou nas glândulas sebáceas dos humanos.

Os ácaros do pó do género Dermatophagoides alimentam-se dos detritos resultantes da descamação da pela humana e encontram-se geralmente nas camas, dada a sua preferência por uma temperatura e humidade elevada. Os ácaros, as peles abandonadas nas suas mudas e as fezes são frequentemente a causa de ataques agudos de asma; cerca de 90% das pessoas alérgicas ao pós das casas são alérgicas aos ácaros do pó.

Os ácaros das aves Dermanyssus gallinae pode causar problemas em habitações onde existem aves. Alimentam-se durante a noite nos seus hospedeiros habituais (aves) e durante o dia permanecem escondidos. Na ausência destes hospedeiros podem atacar o homem; os conjuntos de pequenas picadas localizados no pescoço, braços e pernas podem ser devidos ao ácaro das aves.

A prevenção dos problemas causados pelos ácaros das aves podem ser prevenidos removendo os ninhos, limpando e tratando com um composto insecticida adequado as áreas infestadas.

Top
Newsletter
Subscreva a nossa Newsletter
CAMPANHA FORRAGEIRAS
Sementes Forrageiras e Misturas AGROQUISA
A AGROQUISA põe à sua disposição uma gama de espécies forrageiras melhoradas e seleccionadas
Sementes Forrageiras e Misturas AGROQUISA
Agroquisa © Todos os Direitos Reservados. Site Desenvolvido: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais.