Home |  Contactos |  Consultório |  Carreira |  Meteorologia |  Mapa Site
Português  English 
Calendários de Tratamento e Fertilização
Conheça os inimigos das suas Culturas
Pesquisar:
Notícias
Algas TOMEX
Ensaio na Lourinhã em Abóbora
Conheça os resultados positivos deste ensaio da Agroquisa em conjunto com a MCA Algas y Derivados e com a Louricoop.
Ensaio na Lourinhã em Abóbora
Campanha ANIPLA
Campanha ANIPLA
Campanha ANIPLA
Informações
Centro de Informação Antivenenos
Aberto 24H por dia. Fornece gratuitamente todas as informações necessárias ao tratamento de envenenados com Agroquimicos.
Centro de Informação Antivenenos
Mundo Animal » PRAGAS » Espécie de Artrópodes » Percevejos
Percevejos

Percevejos que atacam o homem

Nas habitações encontra-se essencialmente o percevejo das camas Cimex lectularius. As suas picadas provocam uma reacção cutânea e prurido de intensidade variável, mas não estão implicadas na transmissão de doenças.

O percevejo das camas é um insecto ovoide, amarelado, com 6 a 7 mm de comprimento e corpo achatado. Não possui asas. Trata-se de um insecto hematófago, que é atraído pelo calor corporal, procurando as suas vítimas apenas quando tem fome. A forma adulta pode ingerir cerca de sete vezes o seu peso em sangue. O ciclo de vida desta espécie completa-se em 4 – 5 semanas.
 
Os percevejos preferem climas quentes e secos e a sua presença está normalmente associada a más condições higiénicas. É uma espécie de hábitos nocturnos, durante o dia os insectos permanecem escondidos em gretas presentes nas paredes e no mobiliário, frequentemente nos colchões, onde formam as suas colónias.

Os seus excrementos, semelhantes a um ponteado escuro, e o odor desagradável que emitem auxiliam a diagnosticar uma infestação. A localização no homem de sinais de picadas pode também auxiliar a identificação da praga.

Os percevejos atacam as suas vítimas picando-as principalmente na face, pescoço, braços e pés, ou seja, em zonas que mais frequentemente ficam descobertas. No entanto, a localização das picadas dos mosquitos é semelhante.

A limpeza cuidada das habitações e do vestuário, a mudança frequente da roupa das camas e a inexistência de locais favoráveis para os insectos se esconderem são naturalmente as medidas de prevenção mais adequadas para este problema.

Top
Newsletter
Subscreva a nossa Newsletter
CAMPANHA FORRAGEIRAS
Sementes Forrageiras e Misturas AGROQUISA
A AGROQUISA põe à sua disposição uma gama de espécies forrageiras melhoradas e seleccionadas
Sementes Forrageiras e Misturas AGROQUISA
Agroquisa © Todos os Direitos Reservados. Site Desenvolvido: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais.