Home |  Contactos |  Consultório |  Carreira |  Meteorologia |  Mapa Site
Português  English 
Calendários de Tratamento e Fertilização
Conheça os inimigos das suas Culturas
Pesquisar:
Notícias
Algas TOMEX
Ensaio na Lourinhã em Abóbora
Conheça os resultados positivos deste ensaio da Agroquisa em conjunto com a MCA Algas y Derivados e com a Louricoop.
Ensaio na Lourinhã em Abóbora
Campanha ANIPLA
Campanha ANIPLA
Campanha ANIPLA
Informações
Centro de Informação Antivenenos
Aberto 24H por dia. Fornece gratuitamente todas as informações necessárias ao tratamento de envenenados com Agroquimicos.
Centro de Informação Antivenenos
Mundo Animal » PRAGAS » Espécie de Artrópodes » Aranhas
Aranhas

Embora as aranhas sejam insectos úteis ao homem, já que são predadores de alguns insectos indesejáveis, a sua presença é normalmente considerada indesejável, o que se deve a alguns mitos e a alguns casos de picadas fatais.

No entanto, na Europa a perturbação provocada pela presença de aranhas no interior dos edifícios deve-se apenas ao seu hábito de construir teias, pois a maioria das espécies presentes são inofensivas.

Existem outras espécies de aranhas, algumas cujas picadas provocam no homem uma dor ligeira e outras como por exemplo a viúva negra (Latrodectus mactans), e a tarântula (Lycosa tarentula) que causam acidentes graves, por vezes fatais. 
 
As aranhas têm oito membros, não têm antenas nem asas, o seu corpo é dividido em duas regiões, o cefalotórax e o abdómen e a sua coloração e tamanho são variáveis. A maioria das espécies tem oito olhos, alguma seis, poucas têm menos ou nenhum e todas as espécies têm um par de quelíceras através das quais injectam o veneno nas presas.

Entre as espécies de aranhas mais comuns como pragas urbanas, a aranha doméstica comum, Tegenaria domestica, é uma das maiores que se podem encontrar na Europa, podendo o seu corpo atingir um comprimento de 1 cm e as patas 5 a 6 cm. Pode encontrar-se em qualquer local onde exista um nível de humidade suficiente. A sua teia é um emaranhado de fios e é construída normalmente em cantos escuros em locais húmidos e no exterior. Quando estão abandonadas, as teias estão cobertas de pó. A aranha Steatoda bipunctata encontra-se frequentemente junto dos edifícios, especialmente em alpendres e em locais onde se servem alimentos. Tem uma coloração castanha com uma lista mais clara no abdómen. A aranha Zigiella x-notata é uma das espécies que constroem as teias circulares, muitas vezes junto de janelas. A aranha Pholcus phalangoides tem um corpo diminuto e uma patas muito longas.

Existem ainda aracnídeos que se distinguem das aranhas pelo formato do corpo, cuja presença é particularmente corrente nos edifícios, o Opilio parietinus e o Phalangium opilio. São muito fáceis de reconhecer devido ao seu pequeno corpo oval e às patas muito compridas. São muito frequentes junto e dentro dos edifícios, onde durante a noite procuram alimentos.

Prevenção das pragas de aranhas

Além das medidas básicas de higiene e saneamento, no caso das aranhas devem destruir-se as teias, sacos de ovos e aranhas presentes com um aspirador potente. O pó deve ser limpo com frequência e deve ser evitada/eliminada a presença de outros insectos como moscas, formigas e baratas que atraem as aranhas. O excesso de humidade deve também ser corrigido.

Top
Newsletter
Subscreva a nossa Newsletter
CAMPANHA FORRAGEIRAS
Sementes Forrageiras e Misturas AGROQUISA
A AGROQUISA põe à sua disposição uma gama de espécies forrageiras melhoradas e seleccionadas
Sementes Forrageiras e Misturas AGROQUISA
Agroquisa © Todos os Direitos Reservados. Site Desenvolvido: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais.